A Dell lançou o ideastorm, um serviço no qual os usuários podem postar, votar e discutir sugestões e idéias a respeito de produtos e serviços da empresa. Exatamente a mesma coisa que o Yahoo Suggestion Board.
Isso demonstra que o modo peculiar do digg.com de promover idéias, através de um sistema de voto único em vez das tradicionais cinco estrelas e um algoritmo que seleciona o melhor conteúdo, é reconhecido como uma inovação que veio para ficar.
Me parece que aproveitar a inteligência coletiva para agregar valor aos serviços das empresas, formando assim uma comunidade, é uma forte tendência para os próximos anos. É provável que apareçam várias empresas entrando na moda, mas será que isso um dia vai ser tão comum quanto o famoso SAC?
Gilberto Alves Junior (gilbertojr@gmail.com) é um dos criadores da Desta.ca e mantém um blog sobre Web 2.0.
Veja meu perfil