
Com a possibilidade de receber uns trocados, blogs estão se enchendo de publicidade e se tornando verdadeiros classificados digitais. Mas não há nada de novo, já que os portalões fazem o mesmo.
A crítica é comum, apesar de estar cada vez mais fraca. Se diz que os blogs estão parecendo quadros de anúncios e favorecem mais os anunciantes do que os leitores. Antes de continuar a discutir isso é bom definir que cada autor tem um objetivo diferente com seu blog.
O Idelber Avelar http://www.idelberavelar.com/ , por exemplo, não quer, não precisa e não vai pôr publicidade no seu blog. Ele se limita a rentabilizá-lo com alguns links comissionados (tipo submarino).
Na outra ponta estão os probloggers, atentos à todas as mudanças nas regras do Adsense, o sistema de links pagos do Google. Eles fazem vários testes para definir qual configuração traz o melhor resultado e conseguem garantir uma boa receita mensal, alguns até vivem disso.
A impressão que se têm, às vezes, é que os profissionais recheam seus sites com anúncios e forçam seus leitores a clicar nos anúncios. "Só isso garante um CTR de 5%", fala a minha consciência invejosa.
Para resolver esse impasse entre o lado negro da força e o lado da luz, da esperança e da grana resolvi aplicar uma ferramenta de Planejamento Gráfico, a análise da porcentagem da superfície dedicada à publicidade em alguns sites antes da dobra (antes de rolar a página). A área em branco ao lado das colunas foi desconsiderada, assim os sites que a utilizam mais ficaram mais carregados (veja o artigo com todas as imagens em meu blog).
Para a pesquisa foram escolhidos os dois maiores portais (Terra e Uol), um site de notícias (Folha Online) e três blogs muito rentáveis (Iftk, Novo-Mundo e Blog do Cardoso).
Vejam os resultados (atenção, a área em px² foi reduzida para caber na coluna central, mas as proporções estão corretas) acima do texto (estas limitações do Outrolado às vezes me dão nos nervos).
Conclui-se que, na média, os blogs profissionais não possuem mais publicidade do que os sites líderes da Internet. Um dos motivos para a maior percepção dos anúncios nos blogs é talvez a profusão dos espaços em branco. Os portais, por sua vez praticamente não tem "brancos".
Sensorialmente, um espaço vazio costuma realçar graficamente os elementos próximos assim como alguns segundos de silêncio no rádio funcionam para destacar a idéia colocada (alguém se lembra do comercial "Por um Mundo Melhor", do Rock in Rio 3?).
Talvez um layout mais congestionado funcione para diminuir a sensação de caça-níqueis causada à leitores de blogs profissionais. Talvez isso não importe mais tanto, já que novos visitantes continuam se somando aos vários leitores destes blogs. Apesar da publicidade.
OBS: devido às limitações do Outrolado, postei o artigo integralmente em meu blog com as imagens utilizadas para calcular a área.
