Apple TV 4K ganha suporte para Dolby Vision-Atmos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Apple TV 4K deverá ser o único equipamento de streaming capaz de reproduzir Dolby Vision e Dolby Atmos simultaneamente. A atualização será gratuita e deve chegar em setembro.

 

No dia 4 de junho deste ano, a Apple sediou um evento midiático, sobre a introdução do tvOS 12, nova versão do sistema operacional usado para streaming, e que introduzirá uma série de modificações de interesse da empresa, de maneira a valorizar o uso do iPhone.

Para quem não usa ou tem interesse de usar o celular da Apple, a grande e mais importante novidade no tvOS 12 é a introdução do Dolby Atmos para o Apple TV ainda este ano!

O anúncio foi feito na conferência dos desenvolvedores Apple espalhados pelo mundo todo (WWDC). Para estes foi permitida a instalação da versão beta do tvOS 12, junto com os chamados testadores beta inscritos.

O tvOS 12 está previsto para ser lançado em setembro de 2018 e atualizado gratuitamente para os usuários do Apple TV 4K, aparelho da quarta geração. A notícia tem impacto para muitos desses usuários, e a própria Dolby capitaliza a sua apresentação.

 

Dolby Atmos e Apple TV 4K

 

Se tudo correr bem, junto com a atualização do tvOS 12 os aplicativos de serviços de streaming também deverão ser atualizados, para identificarem a mudança de plataforma.

Junto com as informações do programa, o logo Dolby Vision-Atmos deverá aparecer em algum ponto da tela. Naquelas TVs com capacidade de identificar os dois codecs e mostra-los para o usuário o logo dos dois formatos deverá ser mostrado também.

 

Dolby Atmos chega ao Apple TV 4K

Quais as implicações desta mudança?

Em primeiro lugar, com esta modificação na capacidade de decodificação do seu aparelho, o Apple TV 4K deverá ser o único equipamento de streaming capaz de reproduzir os dois codecs simultaneamente, certificados pelos laboratórios Dolby.

Há algum tempo atrás, eu fiz algumas experimentações com o Apple TV, publicadas aqui na coluna. Nesta oportunidade, já tinha sido feita uma modificação importante no tvOS versão 17, com a atualização permitindo que a fonte de programa pudesse ser ajustada automaticamente em cadência, relação de aspecto e faixa dinâmica de luminosidade.

Assim, fontes HDR 10, por exemplo, passaram a ser exibidas como tal, e não como Dolby Vision.

Os testadores do tvOS versão 12 já mostram pelo YouTube que alguns parâmetros novos são novamente introduzidos na configuração do aparelho, como o ajuste de surround e do próprio Dolby Atmos.

Os serviços de streaming também deverão sofrer atualizações, de modo a reconhecer os ajustes feitos pelo usuário dentro do Apple TV. Espera-se que isto ocorra oficialmente até setembro ou antes disso, já que o sistema está em testes.

As limitações do benefício

Parece um tanto ou quanto óbvio, mas na prática não é não: não basta ter um equipamento deste tipo sem se ter uma solução técnica para reproduzir o conteúdo como desejado.

Como o Apple TV 4K só tem uma única saída HDMI a sua conexão primária tem que ser feita com um display (TV ou projetor) com capacidade nativa de reproduzir Dolby Vision e Dolby Atmos.

Nos testes que eu fiz, a conexão que eu escolhi foi diferente: em vez de ligar o Apple TV direto na TV eu fiz a conexão HDMI em um receiver Denon AVR-X7200WA, que é capaz de deixar passar incólume o sinal de vídeo HDR convencional ou Dolby Vision para a TV que aceita um desses formatos.

Como eu uso uma TV que aceita ambos, não há dificuldade alguma em reproduzir qualquer tipo de conteúdo. E como o sinal de áudio está bloqueado no setup do receiver, eu só preciso mesmo da decodificação do Dolby Atmos no meu sistema de áudio.

Notem que o Dolby Atmos é uma extensão do Dolby TrueHD e do Dolby Digital Plus, este último usado em broadcasting e pelos serviços de streaming.

Na prática, serão os decodificadores que irão ler e identificar os metadados informando que a extensão Dolby Atmos está presente. O usuário pode usar um simples Blu-Ray player para que esta extensão seja transmitida.

O player “enxerga” o codec principal (Dolby TrueHD no Blu-Ray) mas quando o sinal integral passa por HDMI o processador ou receiver lê o conteúdo completo enviado pelo bitstream, e reproduz o Dolby Atmos. É obrigatório usar uma conexão HDMI-HDMI compatível para que isso aconteça.

Por estes motivos o Apple TV terá que necessariamente obedecer aos parâmetros da reprodução do Dolby Atmos antes que o sinal chegue ao seu destino! No firmware atual o som pode ser ajustado para Dolby Digital 5.1 ou para “o melhor som possível”, o que implica na conversão do sinal de fonte para PCM 5.1.

Mas no tvOS 12 o melhor som possível é agora considerado como a transmissão do codec integral, isto é, do codec base + a extensão do mesmo. Aparentemente a conversão para PCM continua ativa, para os sistemas que não decodificam o Dolby Atmos.

Quando setembro vier

Haja paciência, e espero que quando o novo sistema operacional for liberado para atualização que os erros sejam mínimos ou corrigidos imediatamente.

O aval da Dolby para esta atualização é fundamental para não ocorram incidentes na cadeia de reprodução. É sempre bom lembrar que a censura contra cópia impõe uma linha de sinal com versão HDMI 2.0 e HDCP 2.2, caso contrário o usuário poderá (e provavelmente) não terá imagem, ou a verá convertida para um sinal abaixo do especificado.

Um detalhe que me impressiona em ocasiões como esta é a ausência da DTS no rol dos codecs usados no broadcasting, embora os seus codecs tenham sido previstos para tal. Eu pelo menos não conheço nenhum serviço de streaming que use DTS para transmitir áudio. E nem equipamentos de streaming que façam o mesmo.

Aqui cabe um detalhe técnico importante: o DTS:X trabalha exatamente como o Dolby Atmos, em termos de mixagem por objetos e como extensão do codec base, que é o DTS HD MA. Porque o DTS:X não está incluso em serviços de streaming eu não saberia dizer, mas é possível que algum fator de compressão de sinal esteja envolvido no problema, ou que os serviços de streaming não tenham chegado a um acordo comercial com a DTS.

Em termos de Dolby Atmos um dos poucos equipamentos de streaming atualmente capaz de reproduzi-lo é o Shield da Nvidia, aparelho bem mais caro do que a concorrência. Mas, em contrapartida, o Shield não é capaz de reproduzir conteúdo com Dolby Vision, deixando então o caminho aberto para o Apple TV.

Finalmente, na minha opinião o Dolby Vision é interessante sim mas os outros formatos de HDR funcionam muito bem. A combinação Dolby Vision com Dolby Atmos é de fato interessante, mas tudo irá depender do que é oferecido em mixagem nativa, e não somente do áudio convencional submetido a um upmixing.

O meu atual receiver faz isso e os resultados são variáveis, indo do bom ao indiferente! A questão permanece aberta no tocante à mixagem dos seriados para TV, que são notoriamente inferiores àqueles realizados no cinema.

 

Outrolado_

Media players para uso em home theaters

O nascimento, vida e morte da fita cassete

Serviços de streaming versus colecionadores de discos

Oppo Digital vai parar de fabricar reprodutores de mesa

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

0 resposta

  1. Olá Paulo boa tarde! Cheguei até você através de buscas para tentar entender como ligar minha apple tv 4k (q comprei +2 anos e estava guardada no guarda roupa kkk), porém utilizando um receiver denon 4200, acontece q não entendo absolutamente nada disso e quando fui olhar atrás do receiver me deparei com várias opções de entradas, lembrando que algumas delas já estão sendo utilizadas para tv a cabo (net), PS4 e fiquei na dúvida como e onde ligar? Me desculpe a pergunta básica, mas se conseguir me orientar eu agradeço, caso contrário, agradeço também.

    Abraços,

    1. Olá, Ricardo,

      O Apple TV 4K somente utiliza 1 saída HDMI. Você precisaria achar uma entrada HDMI apropriada no seu receiver. Se isso não for possível você ligar diretamente a uma TV, mas as chances de obter som de boa qualidade é pela conexão no receiver e este na TV.

  2. Olá, Paulo depois de muita leitura resolvi trocar a minha TV 4K que era Samsung que só reconhia o HDR, por uma LG OLED tendo os recursos Dolby Vision, HDR10 pro e HLG pro. Realizando os ajuste na TV, ela pode reconhecer qualquer um dos 3 automaticamente. Quando fui averiguar os ajustes no Apple TV 4K, já que tenho o Apple TV+, me deparei que seria necessário mudar o Apple TV 4K, somente para Dolby Vision, sendo que o HDR seria desativado . Isto está correto? O Apple TV não tem um ajuste que reconheça os dois casos automaticamente ? Já que temos filmes que tenha Dolby Vision e outros HDR e outros para comprar no Apple TV com os dois recursos.
    Obrigado e um abraço.

    1. Olá, Julio,

      O HDR 10 é um padrão sem royalties instalado em todas as telas HDR. Assim, os outros codecs HDR entram como complementos. A Sansumg não quis disponibilizar o Dolby Vision por qualquer motivo que desconhecemos, mas provavelmenteseria por causa do custo de licensiamento. O Dolby Vision tem como núcleo o HDR 10, de maneira que fontes de sinal em Dolby Vision podem ser reproduzidos em HDR 10, em telas desse tipo.

      No último firmware do Apple TV você deve habilitar os seguintes comandos:

      Match Dynamic Range – ON
      Match Frame Rate – ON

      Eles podem ser acessados no menu de configuração: Settings – Video and Audio – Match Content.

      Peço desculpa a você por apresentar os comandos em inglês. Se você ajustou o aparelho para português, eu creio que a sequência é:

      Ajustes – Vídeo e Áudio – Corresponder ao conteúdo
      Corresponder ao Intervalo Dinâmico – Ligado (HDR)
      Corresponder à Taxa de Atualização – Ligado (Cadência)

      Feito isso, as fontes de sinal são ajustadas de acordo com a capacidade da tela. Isso inclusive impede a reprodução errada do sinal, particularmente no que se refere à cadência. O Apple TV é previsto para reproduzir HDR 10 e Dolby Vision. Para HDR 10 somente, você acha vídeos no serviço Amazon Prime.

      Em uma TV LG é importante ajustar o Contraste Dinâmico para Baixo. Esse ajuste permite reconhecer e reproduzir os metadados de codecs como HDR 10+ e HLG HDR, que acertam dinâmicamente a luminosidade das telas HDR.

  3. Paulo boa tarde, vamos a algumas novidades. Como adquiri o Apple TV, tenho App Apple TV+ gratuito por 1 ano, então realizei os testes com as séries 4K e som atmos, legal funcionou perfeitamente. Imagens lindas e som ótimo. Assim o receiver Denon AVR 2300 reconheceu o Apple TV perfeitamente. Porém a Netflix está da mesma forma. Estou entrando em contato com o suporte da Netflix. Qdo conseguir resolver o problema, vou informar. Um forte abraço

    1. Oi, Julio,

      Determinar se o hardware está correto já é um grande avanço. Insista com o pessoal do Netflix que o aplicativo deles tem que indicar o logo do Dolby Atmos na tela de descrição dos títulos. O pessoal do Netflix é muito solícito e tenho certeza de que irão descobrir a fonte desse problema.

      1. Olá Paulo, ontem durante a utilização do Apple TV, desliguei o mesmo da tomada e aguardei alguns minutos. Quando religuei o cabo, acionei a Netflix e para surpresa o som atmos apareceu na tela e tbem na reprodução. Assim conseguimos resolver o problema. Mesmo assim farei um contato com a Apple. Obrigado pela ajuda e um forte abraço.

        1. Oi, Julio,

          Que bom que está tudo resolvido. Aparentemente, o seu Apple TV precisava de um reset de hardware, geralmente provocando limpeza de memória e/ou descarga de alguns capacitores.

          Isso me lembra de uma orientação da Net, que terminou por virar anedota entre eu e os meus amigos. O modem deles trava e a mensagem do suporte no telefone é para desligar o aparelho da tomada. Antes disso, eram as moças de lá que mandavam o usuário fazer isso. E na maioria das vezes funcionava, porque as atualizações de firmware deles é feita on-line e no background, e algumas dessas atualizações, inclusive as de outros tipos de aparelho, necessitam o desligamento da tomada para o chamado hard reset, ou o reset por software para as configurações de fábrica.

          O Netflix opera em função dos recursos disponíveis. O da Net 4K (canal 680) não tem Dolby Vision nem Atmos, é HDR e olhe lá. Serve para os usuários que não se interessam neste tipo de recurso. No nosso caso, sinceramente, não serve para quase nada!

          Sobre a minha ajuda, não é preciso agradecer. Dentro do possível eu fico satisfeito em ajudar a quem lê e respeita o meu trabalho, cuja essência é passar a minha experiência nos hobbies que eu tenho até hoje.

  4. Olá Paulo, realizei algumas operações, reinstalei a Netflix, continuou como estava. restaurei o Apple TV , fiz todos os ajuste novamente e continuou o mesmo. Com um detalhe que já estava acontecendo o App da Amazon Prime Video está todo em inglês, não consigo alterar para o português. Estou fazendo uma consulta na Apple e na Netflix, estou tbem estudando o manual do receiver para ver se faz algum ajuste diferente. Assisti o trailer do filme Blade Runner 2049 em 4K e som atmos e o receiver não indica o som atmos.

    1. Oi, Júlio,

      O aplicativo do Amazon Prime obedece às configurações de legendas do Apple TV. Eu não posso te jurar que ele obedece também à linguagem da interface, porque quando eu instalei o meu aparelho eu escolhi a interface em inglês, que eu estou mais acostumado. Mas, nada te impede de olhar as configurações, fazer as mudanças e verificar o resultado.

      Se eu entendi bem, você rodou o Blade Runner com a indicação do som em Dolby Atmos na tela, está correto? Que serviço você usou para acessar o filme? Normalmente, os trailers não rodam com Dolby Atmos, mas pode haver alguma exceção.

      Qual é o modelo do seu receiver? Se todas as configurações de áudio do Apple TV estão corretas, ele tem que indicar nas configurações a presença de Dolby Atmos no receiver, depois que os dois forem conectados por HDMI. Você chegou a verificar se o Apple TV está ou não convertendo o formato de áudio?

      Bem, de qualquer forma, eu sugiro ligar para a Apple. O telefone deles é 0800 7610880, 2ª a sábado, 8-20:00 horas. Eles podem ir contigo passo a passo nas configurações do Apple TV, e quem saber achar alguma resposta óbvia para ver onde está o erro, se for o caso trocar o aparelho, embora isto seja pouco provável.

      Ao longo dos anos, a informática me ensinou que não se deve ignorar mensagens na tela do computador, e o mesmo se aplica às instalações por HDMI. Se o Dolby Atmos não aparece no display do receiver e SE ele é compatível com o codec, é mais provável que ele não esteja recebendo o sinal com Atmos. Seria importante traçar o sinal do emissor para o receptor, para verificar onde o conflito existe.

  5. Olá Paulo, o detalhe é que a indicação do atmos não aparece quando faço a escolha do filme na Netflix, ele indica 5.1. Já fiz as atualizações do Apple TV , mas infelizmente não aparece. Quanto ao detalhes anteriores , os cabos são adequados, o formato do áudio está de acordo e desativei o Air Play.

    1. Oi, Julio,

      Chato isso, não? Mas vai ter que ter uma solução. Eu fui agora no meu texto original quando a Apple passou para a versão TVos 12 e depois me lembrei que passei por algo parecido. Destaco agora este trecho:

      “Na versão definitiva (do firmware), houve redução para ajuste somente da reprodução por conversão do sinal de áudio, cujo valor padrão é “habilitado”. Mas, com este ajuste a opção do Dolby Atmos não aparece. Ao desabilitar a conversão, o sistema rapidamente identifica a conexão externa com um equipamento com decodificador Atmos, e a partir daí não é preciso fazer mais nada.”

      O texto completo está em: https://outrolado.com.br/2018/10/08/atualizacao-oficial-do-apple-tv-e-as-indagacoes-recorrentes/

      No seu caso, ainda existem algumas coisas para se fazer: uma delas se refere à atualização do próprio Netflix, mesmo que seja preciso desinstalar e reinstalar de novo!

      Outra coisa é fazer um teste com o Apple TV+, que dá um período de testes gratuito, e só cobra 10 pratas se você continuar usando. E explico por que: é que este serviço é o único neste momento que oferece Dolby Atmos, além do Netflix. Se este último ainda não estiver na versão correta o Apple TV+ certamente estará, porque ele já foi lançado com todos os recursos.

      Aí, meu caro, se nada disso funcionar, a minha sugestão é ligar para o suporte da Apple. Se o seu aparelho veio com algum problema, são eles que vão ter que solucionar. Boa sorte!

  6. Olá Paulo, como conversamos, adquiri um Apple TV 4K, liguei acredito que corretamente, mas para minha decepção ele não acusa o som Dolby Atmos na Netflix. Demonstra o HDR e Dolby Vision. Ele está conectado pelo receiver denon. O que devo fazer ?

    1. Oi, Júlio,

      Parabéns pela sua aquisição.

      Se o cabo HDMI está conectado primeiro ao receiver e se ele é compatível com Dolby Atmos, a primeira coisa que eu faria é verificar o ajuste de saída de áudio do Apple TV.

      Eu fui dar uma olhada nos meus ajustes (já não vejo isso faz muito tempo) e achei lá a opção Formato de Áudio (Audio Format), com a opção Auto/Atmos disponível (Auto/Atmos available) e foi assim que eu deixei depois daquela atualização de firmware.

      Qualquer codec que se quer transmitido por cabos HDMI impõe que o protocolo de negociação (chamado de handshaking) inquira do receptor do sinal, neste caso o receiver, se ele opera com um dado codec. O seu receiver deve estar ajustado para não enviar sinal de áudio para a TV, e assim a reprodução do áudio será exclusivamente feita pelo receiver.

      Também é preciso verificar como está a saída de áudio, se for por Air Play o Dolby Atmos não será reproduzido. O ajuste tem que ser pelo Apple TV e não pelo receiver.

      Não sei se isso vai lhe ajudar. Estando distante do equipamento fica difícil fazer uma análise mais precisa do que está acontecendo. Escreva de volta caso nada disso dê certo, ou telefone para o suporte da Apple, que eles costumam dar um caminho para resolver isso.

  7. Ficou para segunda-feira, dia 17 de setembro, a liberação definitiva do tvOS 12, contendo a atualização do Dolby Atmos e outros recursos. Era de se esperar que o lançamento não fosse feito no dia 12, como previamente anunciado, por causa da ansiedade em instalar um sistema sem falhas, aparentemente.

  8. Atualização necessária aos interessados:

    Ontem, dia 3 de setembro, eu recebi uma informação da Apple me relatando que no próximo dia 12 a empresa irá fazer o anúncio oficial desta atualização: será lançado o TVos 12, e simultaneamente os aplicativos serão atualizados, de forma a dar suporte ao Dolby Atmos.

  9. Muito legal a matéria! Tenho um Apple TV 4K em meu Home Denon, deixo ele em DTS: Neural X. Foi o que mais me agradou a princípio. Tenho caixas em 5.1.2. Segue a dúvida, no Apple TV aparece saída de áudio por ele mesmo (esta que estou usando) e opção pela saída Denon, na qual ao mudar… me parece um som mais baixo, qual devo deixar selecionada no Apple TV? Pois para mim, o Denon que estaria fazendo o som de qualquer forma, será? Obrigado e abraço!

    1. Oi, Augusto,

      Você deve manter a saída por ele mesmo. Tem um claríssimo bug (erro de programação) quando a saída para o receiver é setada. No meu receiver ele automaticamente ajusta para media player e fica sem imagem. E é Denon também.

      Pelos testes que eu vi dos beta testadores do novo OS parece que tudo isso vai mudar, espero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *