A importância do manual de redação

A minha empresa não tem manual de redação

Ajude o seu pessoal a produzir conteúdo sintonizado com a comunicação de sua empresa. Crie um manual de redação simples e claro para que todos o sigam.

 

Não é novidade que o conteúdo divulgado pela sua empresa nos mais diferentes canais de comunicação precisa ter qualidade. A percepção de qualidade é prejudicada quando a comunicação não acontece dentro do padrão editorial definido.

O objetivo da política editorial é orientar os profissionais responsáveis pela produção de conteúdo em relação à linguagem, ao estilo, a padronização visual e de escrita adotados pela empresa.

A edição é importante

Como o conteúdo pode ser produzido por várias pessoas, que trabalham em diferentes áreas e têm diferentes formações, é preciso padronizar determinados formatos para a comunicação manter uma unidade através dos diferentes canais para os quais o conteúdo é destinado.

Uma das maiores falhas da produção de conteúdo é a falta de padronização na apresentação dos textos e pouco cuidado com o que vai ser publicado. Tenha ao menos um documento com definições sobre o formato e o estilo dos textos no site, com título, resumo, entretítulos, parágrafos e listas.

A edição dá relevância ao conteúdo e o torna convidativo à leitura. Para que isto aconteça de uma forma estruturada entre muitas pessoas é importante que haja um manual de redação ou um documento com a política editorial.

Estas orientações ajudam fortemente o editor (e muitas vezes o editor é uma pessoa não especializada na tarefa) a manter a harmonia do conteúdo. Seguir o manual quando em dúvida garante que seu portal ou blog, seus posts nas redes sociais e seus outros canais tenham sempre boa apresentação e transmitam mais consistência.

Lembre-se que um dos diferenciais da sua empresa deve estar justamente na boa apresentação de seus canais de comunicação.

Se você precisa de ajuda neste assunto, fale conosco. Podemos criar o manual de redação ou política editorial de sua empresa. Depois de criado, também podemos treinar as equipes que vão aplicar o que está no documento na prática.

. . .

No próximo texto vou falar sobre os erros mais comuns encontrados em sites de empresas. Por exemplo: documentos que trazem o nome da empresa escrito de maneiras diferentes!

E sempre lembrando que um padrão editorial não tem nada a ver com engessamento, muito pelo contrário. Até lá!

Outrolado_

O outro lado do avesso

Viviane Danin é jornalista atuando em mídias digitais, com experiência em gestão de projetos web e estratégias de conteúdo para negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *